Pular para o conteúdo

[DOWNLOAD] Mandala da tomada de decisão + passo a passo

Receba a Mandala de Tomada de Decisão em seu email!

Observamos que em diversos momentos as pessoas necessitam lidar com situações sob pressão, levando-as à decisões inadequadas. Neste contexto, estes profissionais tomam decisões sem uma análise lógica, de forma impulsiva e de forma mais subjetiva, potencializando riscos e consequências negativas nas organizações. Percebo também, que esta questão torna-se mais critica quando envolve a relação com o outro, seja no contexto da liderança ou na gestão de recursos humanos. Pensando nisso, à partir dos estudos envolvendo o processo decisório, compartilho com vocês uma ferramenta, criada para auxiliar na ampliação da objetividade e qualidade na tomada de decisão.  Assim, a Mandala da Tomada de Decisão é uma ferramenta que se propõem a estimulá-lo a uma perspectiva mais racional, sistematizando a análise critica das informações e ampliando a tomada de consciência antes de suas decisões.

Como usar a ferramenta – Passo a Passo:

Procure responder às 5 questões, envolvendo o a tomada de decisão. À medida que repassá-las reflita e marque na Mandala da Tomada de Decisão, de acordo com o nível de profundidade e qualidade de sua análise. Utilize para tal, os conceitos descritos à seguir. Se os itens analisados forem identificados no nível Eficaz, sua decisão terá grandes chances de ser tomada de forma mais consciente e adequada ao contexto. Se não, antes de tomar sua decisão, avalie a possibilidade de retomar suas análises, ampliando a qualidade de suas informações.

INSUFICIENTE – Não há uma base consistente de informações (faltam fatos e dados), gerando decisões impulsivas e o profissional se deixa levar pelo “piloto automático”, sendo conduzido na maioria das vezes pelas demandas do dia a dia. Desta forma, tanto a análise envolvendo a necessidade como as ações na tomada de decisão, são frágeis, levando a iniciativas com consequências desastrosas ou resultados ineficientes.

POUCO EFICIENTE – Quando o profissional até identifica informações, entretanto estas são de baixa qualidade gerando insegurança na tomada de decisão. As análises são superficiais e representam uma “aposta” inadequada. Tendem a ocorrer via escolhas baseadas na tentativa e erro e geralmente estão justificadas pela falta de tempo no processo de análise.

EFICIENTE – Quando o profissional busca respostas baseadas em fatos e dados, potencializando conclusões mais consistentes. Desta forma, as análises ocorrem via informações objetivas, minimizando inseguranças. Entretanto, apesar de conscientes, demandam  análises mais sistêmicas.

EFICAZ: Quando o profissional além de identificar respostas adequadas para as questões, consegue realizar análises, contextualizando e obtendo uma visão sistêmica. Assim, além de avaliar os melhores caminhos, amplia o olhar considerando o contexto mais amplo na tomada de decisão.  Normalmente envolve a pergunta:  apesar de corretas, estas são as decisões mais adequadas? Há uma visão mais à longo prazo, considerando a complexidade do cenário e das consequências.

Orientação para a interpretação da análise realizada:

– Caso identifique em sua análise, que suas informações apontam para o nível insuficiente ou pouco eficiente, avalie a possibilidade de ampliar o nível de profundidade das informações obtidas. Neste caso, redobre sua atenção às consequências decorrentes de sua decisão. Estas, poderão ser desastrosas!

– Caso sua analise aponte para  o nível eficiente, você está no caminho certo. Entretanto, certifique-se da necessidade de ampliar sua visão estratégica, especialmente se ocupar cargo de liderança na empresa. Pergunte-se: mesmo considerando que estou decidindo de forma correta, é o que eu deveria realmente fazer?

– Caso sua análise o leve a perceber seu nível de decisão como eficaz, além de identificar de forma  adequada as informações, provavelmente você está decidindo de forma mais estratégica e consciente.

Importante:

1- Nem sempre você terá todas as informações para uma decisão adequada, entretanto, quanto maior o impacto de sua decisão, maior será a necessidade da análise critica deste processo.

2- Por vezes, não tomar a decisão, pode ser tão critico como tomar com certo risco!

3- Além desta análise e após a decisão tomada, você precisa acompanhar os resultados, verificando se sua projeção foi realmente adequada ao contexto. Caso necessário, retome o processo de análise, aproveitando a curva de aprendizagem!

Procure colocar em prática e compartilhe conosco os resultados obtidos. Será um prazer receber também suas possíveis contribuições e considerações, afinal, acreditamos  na melhoria contínua sendo a busca do aprimoramento o princípio fundamental da excelência!

Faça contato e saiba como levar esse projeto para sua empresa!

plugins premium WordPress