Pular para o conteúdo

Como lidar com bajuladores no trabalho?


Dentre as personalidades comuns que surgem nos ambientes de trabalho, além dos “sincericidas”, os bajuladores são outro perfil que podem gerar incômodo em equipes. O grande desafio que as lideranças encontram em saber lidar com esse tipo de personalidade é a dificuldade de perceber de quando essa é uma estratégia consciente ou uma questão de baixa autoestima. A grande questão é que, em ambientes sérios, essa prática não se sustenta por muito tempo.

Quando a ação é uma estratégia inconsciente, é comum que haja ali a intenção de compensar uma baixa autoestima. Assim, adota-se essa postura de bajulação para ter, em contrapartida, uma atenção especial. Por outro lado, quando há uma estratégia consciente, a pretensão é que haja um crescimento rápido, de parceria com a liderança de uma forma não muito adequada. Essa relação só se mantém, no entanto, porque há também chefias que precisam do bajulador. Seja para aproveitar informações privilegiadas ou porque existe ali uma oportunidade. O fato é, independente da situação, que só existe bajulador porque alguém quer e aceita ser bajulado.

Diante disso, como lidar com esse cenário? As lideranças que se comprometem com um ambiente sério são responsáveis pelos feedbacks de orientação de comportamento. É preciso repassar ao colaborador que a prática gera consequências negativas, que não é bem vista, incomoda aos colegas e impacta o ambiente organizacional. Ainda que pareça difícil uma boa estratégia é guiar-se pela noção que nada que é exagerado é bom e, às vezes, o excesso de uma qualidade (o servir) torna-se também um defeito.

Faça contato e saiba como levar esse projeto para sua empresa!

plugins premium WordPress