Pular para o conteúdo

A importância do feedback

O termo é em inglês e a definição a coloca como ferramenta usada por líderes, gestores e profissionais de Recursos Humanos. Na prática, trata-se de uma ação de reportar aos colaboradores a avaliação sobre o que estão desempenhando na empresa e o que é, de fato, esperado. De forma periódica e sempre com o objetivo de conscientizá-los sobre melhorias e formas de fazer diferente.

O que parece simples torna-se um pouco mais complicado quando sobrepomos o fator cultura. É comum que na América Latina tenhamos dificuldades de nos manifestar e nos sentimos pouco confiantes para isso. É nesse contexto que o desenvolvimento de líderes para o fortalecimento da cultura da empresa torna-se essencial.

A busca por uma consciência do que precisa ser melhorado e o que pode ser mantido é recente dentro da cultura corporativa, mas causa impacto comprovado: nós precisamos desse balizador para conseguirmos enxergar nossas próprias dificuldades. Sem ele, é comum que o funcionário se sinta ressentido porque o retorno da liderança, que é a figura de referência dele, é muito importante. Muitas vezes, sem esse toque, aquele colaborador não consegue desenvolver novas habilidades.

Por fim, engana-se quem acredita que essa é uma iniciativa que parte apenas do líder. Em empresas que estão em desenvolvimento e a figura da liderança ainda não é consolidada, cabe ao colaborador buscar esse retorno sobre o seu trabalho. A melhor dica para quando realiza-lo em ambas as situações é: elogie em público, critique em particular.

Faça contato e saiba como levar esse projeto para sua empresa!

plugins premium WordPress