Flow: O Estado da Excelência

Você conhece a teoria do Flow ou Fluxo? Já experimentou aquela sensação de realização, entusiasmo e concentração máxima ao desempenhar uma atividade que você gosta e se identifica?

O conceito de Flow foi introduzido na Psicologia Positiva pelo psicólogo Mihalyi Csikzentmihalyi, e diz respeito a um estado de consciência no qual as pessoas estão tão conectadas com a atividade desempenhada no momento que todas as outras coisas que estão ao seu redor parecem sumir.
Trata-se de um envolvimento tão profundo, a ponto de a atividade se tornar espontânea e quase automática, que a pessoa não precisa fazer esforço para que as coisas aconteçam: elas simplesmente fluem. Flow é um estado de excelência mental que reúne motivação, envolvimento natural, concentração profunda, satisfação e alto desempenho.
Quando está no estado de Flow o indivíduo consegue usar todo seu potencial, deixando as limitações de lado, vivendo a sensação de que é o melhor naquilo que está fazendo e que nada pode pará-lo. Muitas pessoas buscam esse estado para vivenciar experiências de autoconhecimento e para se sentirem mais felizes.

Como acessar seu estado de flow?

Pense em algo que você faz bem e que gosta muito de fazer. Pode ser uma atividade física (uma modalidade esportiva), uma atividade intelectual (como escrever ou fazer cálculos matemáticos), uma atividade artística (cantar, dançar ou pintar) ou simplesmente um hobby (como cozinhar ou fotografar).
Agora pense em um momento específico em que você desempenhou esta atividade excepcionalmente bem. Naquele momento você estava em seu melhor. Como você descreveria este estado de excelência? Quais são as características deste estado? Quais são as condições que permitem ou facilitam alcançar a excelência? Esse é o seu estado Flow, desfrute-o.

É favorável que o indivíduo defina em seu plano de carreira metas desafiadoras, porém realistas, considerando seu perfil, suas habilidades e as práticas que o conduzem ao estado de flow. Isso tende a incrementar a auto realização, o alcance dos objetivos pessoais e o sucesso profissional.

Para as lideranças, por que isso é importante?

O estado de flow é um importante fator que deve ser considerado pelos líderes ao definir funções, atribuições e delegação de tarefas para a equipe, pois ele influencia diretamente na produtividade e engajamento dos profissionais, favorecendo resultados diferenciados” afirma Renata Castello Branco, diretora da Excelência Consultoria, que explica ainda que, é fundamental levar em consideração essa teoria ao estabelecer o Plano de Carreira.

Referências: www.sbie.com.br e Universo Consultoria

Leave a reply